segunda-feira, 21 de julho de 2014

Espaço Ciência


Bora com a gente misturar diversão e conhecimento em um só passeio?!!

Estamos falando do Espaço Ciência, localizado no Complexo de Salgadinho, entre as Cidades de Recife e Olinda. Um local ainda pouco explorado até mesmo pelos próprios moradores da região, mas que foi uma agradável surpresa a nossa visita.

As Boa Vindas são dadas por nada mais nada menos que Albert Einstein, Paulo Freire, Galileu Galilei, Charles Darwin, entre outros...


Na Exposição A Origem da Vida acompanhamos toda a evolução das espécies, entrando em contato com esqueletos, fotos, vídeos e atividades.


Na área das atividades de Física, aprendemos sobre a Energia, sua utilidade e funcionamento.

A área das descobertas engloba cinco áreas: Água, Movimento, Percepção, Terra e Espaço
Vamos explorar todas elas...

Área Água
“Água é vida”. Nesta trilha da água é apresentada a importância deste líquido para a manutenção da vida na Terra, seja pelo seu consumo, seja pela sua utilização em processos produtivos como é o caso da geração de energia, representada através da réplica de uma hidrelétrica. (Fone site do Espaço Ciência)

Água por todos os lados



Atividade sobre a importância da água na nossa vida


Explicações sobre o funcionamento de uma hidroelétrica

Até o Chico Science tem espaço aqui com uma pequena homenagem ao grande artista que tanto cantou o mangue.


Área Movimento
“Movimento é matéria” pois esta não existe sem aquele. Nesta etapa da Trilha da Descoberta são explorados os fenômenos mecânicos e conceitos de energia por meio de diversos experimento.  (Fone site do Espaço Ciência)


Testando nossa força...

Testando as Leis de Newton



Diversos experimentos



Área Percepção
Como a vida interage com a matéria, surge a Percepção que é outra etapa da Trilha da Descoberta, onde o visitante pode explorar as limitações e possibilidades dos seus cinco sentidos. Através de atrações como a harpa laser, visão invertida, ilusões de ótica, espelhos e rocha do eco, o visitante testa e explora sua percepção. Outras percepções também são exploradas por meio de jogos na área de matemática, tais como percepção de número, de simetria, de continuidade e alinhamento. (Fonte site do Espaço Ciência)



Testando andar sem enxergar o caminho - Acessibilidade para todos


Área Terra
Na área Terra encontra-se uma linha do tempo para representar desde o Big Bang, onde se acredita ter surgido o universo, até os dias atuais. Dentre as atrações permanentes, há um vulcão de 4 metros de altura que solta fumaça e faz barulho. A réplica serve para mostrar como é o interior de um vulcão. Há, também, um simulador de terremoto que culmina em um “tsunami” e chega a respingar água em quem está por perto; sem falar em um dinossauro que anda, ao ser ativado por meio de um sensor que percebe a aproximação de pessoas. Os frequentadores chegam até a se assustar com a movimentação do animal pré-histórico.


 Explorando os dinossauros






Conhecendo mais sobre a arte rupestre




Quando a gente foi estava acontecendo uma Expo Futebol é Ciência, no clima da Copa do Mundo




Achei esse vídeo na interne explicando melhor a Exposição:


E para finalizar o passeio, uma aula de Astronomia no Planetário


O post ficou grande, mas dá uma olhada no pequeno mapa da quantidade de atrações que tem o lugar:



Pontos Positivos: 
- Muita área verde;
- Muita sombra;
- Atividades variadas para todas as idades;
- Monitores NOTA 10, sempre prontos para lhe auxiliar de tirar suas dúvidas.

Pontos Negativos:
 - O espaço só precisa de um pouco mais de trato, de cuidado, algumas atividades estavam desativadas, ou depredadas, mas nada que tirasse o graça do lugar.
- Poderia ter uma lanchonete dentro, vendendo água e salgadinhos, pois  o nosso passeio durou 3 horas e acabamos ficando com sede.

SERVIÇOS:


PREÇO: ENTRADA GRATUITA

Site: http://www.espacociencia.pe.gov.br/



0 comentários:

Postar um comentário